terça-feira, 30 de março de 2010

Bicicletada Homenageou a Ciclista Talita Barros






Os ciclistas da Bicicletada Rio Claro prestaram uma homenagem a Talita Barros na última sexta, dia 26, na edição da Bicicletada RC, que teve o tema "Ghost Bike - Homenagem a Talita Barros".

Talita Barros faleceu na sexta-feira, dia 05 de março, quando ia de bicicleta para o trabalho. A ciclista trafegava próxima ao meio fio quando o motorista a ultrapassou. Uma testemunha diz que o motorista bateu no guidão da bicicleta. Ela se desequilibrou, caiu e o coletivo passou por cima dela. Mais uma fatalidade no trânsito de Rio Claro para engordar as estatísticas, que aumentam a cada dia. Porém, que não seja em vão! Que sirva como exemplo para o poder público enxergar a necessidade de se repensar à inserção do ciclista no trânsito, afinal, Rio Claro possui 18% da população que se locomove exclusivamente com bicicleta.

A edição da última sexta da Bicicletada RC não parecia a mesma. O barulho dos apitos, gritos de protesto e a música, que já estão se tornando familiar por onde passa a manifestação, foram substituídos pelo silêncio e pelo luto. Vestidos de preto, os manifestantes estavam atônitos, quietos, inconformados. Afinal, foram 04 ciclistas mortos pelo trânsito de Rio Claro no intervalo de 40 dias.

Na homenagem uma bicicleta foi travada a um poste, junto a ela flores e o “Manifesto à Talita Barros”, escrito por Clayton Palomares, presidente da FPMTB – Federação Paulista de Mountain Bike, que pode ser acessado na integra pelo www.bicicletada.org/RioClaro

A Bicicletada não tem interesses políticos, ela é um movimento de manifestação baseado no conceito de Massa Crítica, que acontece em todo o mundo desde 2000 e busca conscientizar a população sobre a importância do uso da bicicleta no trânsito, como um meio de transporte saudável, não poluente, que não causa congestionamentos e melhora os relacionamentos no trânsito.

Ela não é um mero passeio ciclístico, é um movimento de questionamento e quebra de paradigmas, que busca fazer frente a violência do trânsito e manifestar opiniões e indignações sobre o tema, que acontece toda última sexta do mês, a partir das 17h, na Praça da Liberdade.
Fotos: Foccus Fotografia (Marcelo Ribeiro)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Irena Sendler morreu... quem era?


Irena Sendler
Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo. Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!) Irena trazia meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta, um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Por fim os nazis apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas e os braços e prenderam-na brutalmente. Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma arvore no seu jardim. Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir as familias. A maioria tinha sido levada para aa câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos. No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada, quem o recebeu foi Al Gore por uns diapositivos sobre o Aquecimento Global
Recebi esse e-mail e decidi divulgar aqui, sem duvida uma heroina....

sábado, 20 de março de 2010

Ciclismo













Estive fotografando (21/02/2010) a Equipe de Cliclismo de Rio Claro em São José dos Campos na abertura do Campeonato Paulista de Ciclismo. Essa foi uma paixão de anos e agora só acompanho fotografando mesmo...rs
Segue algumas fotos. Valeu galera!!!